Lisboa : C0DE Começa 2023 com Tudo! Falamos com DJs e Produção! Veja no Tudobeats!
No que depender de Jessica Gabriel, produtora da C0DE, o Hard Techno estará cada vez mais no menu cultural de Lisboa.
Por Nazen Carneiro, exclusivo para o Tudobeats
Com curadoria especializada no Hard Techno, a C0DE conquistou seu espaço na cena eletrônica portuguesa e recentemente completou um ano de vida junto a um público fiel.
Em dezembro do ano passado o Tudobeats publicou artigo contando essa história. A C0DE chegou ao seu décimo quarto evento na celebração de um ano, com uma marca de mais de um evento por mês desde sua criação. Sobre isso, Jessica Gabriel comentou que:
“Posso dizer já que haverá mais eventos no mesmo mês e algumas com uma dinâmica diferente. Inovação é uma das palavras chave para mim. Estou super ansiosa pelo Verão também.”
A festa de um ano da C0DE se chamou HAUNTED CARNIVAL / 1ST ANNIVERSARY e rolou no dia 18 de Fevereiro de 2023 no tradicional Lisboa Aa Vivo. Para esta celebração tão especial e cheia de significado o lineup contou com Devanee, Deephellboy, HØBIE e S A V E ✟ M E, que brindou o público com uma aparição surpresa.
Para saber mais sobre essa festa pesada, dark e cheia de criatividade nos mínimos detalhes, Nazen Carneiro entrevistou a produtora do evento, Jéssica Gabriel, e os DJs que comandaram a cabine. Vamos conferir? Mas antes, se liga no aftermovie da festa!
.
.
TUDOBEATS: O que mais te marcou no evento de um ano da C0DE?
Jéssica Gabriel: O que mais me marcou foi o facto de ter visto tantas caras conhecidas presentes para celebrar o 1º ano da produtora. A familia que fez questão de estar presente em todas, mas principalmente neste edição especial. Ver o nosso público vestido com nossa merch da C0DE deixou-me felicíssima. É sinal que realmente dão valor e que acreditam tanto neste projecto quanto eu. A energia e a intimidade que houve no decorrer do evento foi algo único. Foi tudo tão perfeito que eu não tenho palavras para descrever. O público não parou de dançar, sentiam a música de tal maneira que transbordavam felicidade. E eu fiquei feliz de ter presenciado isso. Mais uma vez, foi tudo tão perfeito. Portanto posso dizer que o que mais me marcou foi na verdade tudo, o evento em si e o meu público.
.

.
“Na C0DE eu senti uma imersão do techno real. Roupas, maquiagens e pessoas que pareciam estar saciadas pela música. A decoração foi impecável. A sincronia das luzes com os drops era algo a se ressaltar. Foi uma experiência fantástica dentro da cena techno de lisboa”, comentou Tau, colaborador do Tudobeats.
.
TUDOBEATS: Jéssica, por gentileza, como você descreveria o lineup desta edição de um ano?
Jéssica Gabriel: O lineup desta edição para mim foi especial. A artista que abriu a festa que foi a Devanee, foi a primeira artista que esteve presente na primeira festa da C0DE. Foi especial para mim, pois de ambas as partes existiu uma evolução enorme. Tanto como o Deephellboy e o HØBIE foram a sua estreia em Portugal e nada me deixa mais feliz do que terem aceito este convite para proporcionarem a festa fantástica que foi. Altos e rápidos BPMs que tanto a C0DE é conhecida. E fizeram da festa um sucesso total. Passou já umas semanas e ainda falam da festa!
.

.
TUDOBEATS: O que te fez mais feliz em produzir este evento?
Jéssica Gabriel: Na verdade tudo…todo o pormenor eu fiz com atenção, carinho e gosto total como sempre fiz em todas, mas esta em especial pois estava prestes a celebrar 1 ano do meu projecto. O tempo passa a correr. O decorrer do evento correu tudo bem como planeei e estruturei. Posso dizer que superou as minhas expectativas. E confesso que já tinha imensas saudades de estar no ambiente da C0DE , estar com os clientes, conversar, rir e ouvir as coisas que eles me tinham para dizer. Aquela energia única e euforica e ver especialmente todos feliz pelo mesmo. Ouvi muito a frase “Jéssica já tínhamos todos saudades da C0DE. Estávamos a precisar disto, Lisboa estava a precisar disto.” Porque afinal de contas foram 2 meses sem a C0DE porque não realizei evento no mês de Janeiro de 2023. Deu para ver que o público descarregou as saudades que tinham em dança e energia.
.

.
TUDOBEATS: Quais são as novidades da C0DE?
Jéssica Gabriel: Muitas novidades irão ser anunciadas brevemente. Posso dizer já que haverá mais eventos no mesmo mês e algumas com uma dinâmica diferente. Inovação é uma das palavras chave para mim. Estou super ansiosa pelo Verão também. Não posso dizer muito por agora, pois gosto sempre de surpreender o meu público. Mas preparem-se porque a C0DE vai estar muito mais presente. A C0DE tem potencial para isso e o público merece.
.

.
TUDOBEATS: O que o público pode esperar do segundo ano de vida da C0DE?
Jéssica Gabriel: Ela acabou de fazer recentemente 1 ano de vida, muita coisa ate lá irá acontecer, mas posso dizer que mediante o esforço e dedicação que tenho vindo a fazer e pretendo sem dúvida alguma faze-lo ainda maior e mais. No segundo ano de vida da C0DE quero ter já o triplo do público, entregar muitas surpresas e acima de tudo estar mais no topo! Acredito imenso que consigo. Estou a trabalhar arduamente para isso. A minha ambição nunca para. Este ano foi o começo de tudo da C0DE. Estou ansiosa para poder mostrar a todos. Quero e vou fazer história. Quero ser diferente de todas as outras produtoras que existem. Quero destacar-me.
Agora vamos bater um papo com os artistas
.

.
Através de batidas e ritmos violentos, Devanee é um projeto que busca o entorpecimento dos sentidos no pista de dança, a fuga de todas as coisas que importam tanto tudo o mais que não é a música deixa de existir. Seu objetivo é contribuir para ambientes seguros onde o cena queer se funde com techno pesado e emocional através de corpos suados, bpm’s rápidos e sintetizadores cortantes. Com isso em mente, Devanee co-fundou APHOTICA, uma gravadora feminista e queer.
.
TUDOBEATS: Devanee, você tocou na primeira edição da C0DE. Pode comentar sobre sua relação com essa festa por gentileza?
Devanee: A minha relação com a C0DE xiste desde o primeiro evento e poucos meses depois de eu ter começado a misturar e a produzir! Para além de ter acompanhado o seu crescimento desde início é sem dúvida importante para mim uma vez que me levou a atuar em sítios onde nunca pensei atuar numa fase tão inicial, sítios como o RCA Club e LAV em Lisboa e o Hard Club no Porto. Acho que a C0DE tem os seus objetivos definidos e está efetivamente a recriar com sucesso novos caminhos para artistas nacionais de Hardtechno e Hardcore, sem nunca se esquecer do seu público.
.
TUDOBEATS: Devanee, pode comentar sobre a cena de Lisboa na sua visão por gentileza?
Devanee: A cena eletrónica em Lisboa está definitivamente a crescer e a tornar-se mais sustentável para novos artistas e promotores. Existem cada vez mais ramificações de géneros em relação á música que está a ser feita e misturada por DJs, mas penso que o mais importante a acontecer neste momento é o desmantelar de muitos preconceitos sobre o underground e a “rave” estarem associados a ambientes perigosos. Existe cada vez mais noção e cuidado com a mensagem a passar e mais vontade de promover eventos seguros e inclusivos, assim como a vontade de criar uma comunidade e não apenas atrair pessoas para esses eventos.
.

.
HØBIE é um DJ/produtor holandês com uma forte paixão por distorção e linhas de baixo. Ele descobriu a hard dance music no início dos anos 2000 e tem se dedicado a ela desde então. Conforme HØBIE ficou mais velho, ele percebeu que não havia nada que ele quisesse mais do que fazer música, então ele começou a produzir suas próprias faixas. Sendo extremamente influenciado por hardcore, terror e neuro drum & bass, ele formou seu próprio estilo completo, desde um design de som único e estranhas percussões rítmicas até chutes fortemente distorcidos e guinchos ensurdecedores. Não espere nada menos que violência e ritmos pesados.
.
TUDOBEATS: HØBIE, o que foi essa C0DE para você?
HØBIE: A C0DE me contratou para fechar o evento e acho que isso diz muito! A mensagem por de trás disso é que as raves devem ser abertas o máximo que puderem e deixar cada cliente confortávelem um ambiente de festa, mas também um lugar seguro para se estar. Isso é algo com o qual me identifico, pois acho que ir a festas é uma forma de terapia e, portanto, fiquei mais do que feliz em aceitar o convite e me diverti muito.
.
TUDOBEATS: Por gentileza, comente sua visão sobre o Techno na cena eletrônica da Europa hoje em dia.
HØBIE: A cena de techno está se expandindo. Na minha opinião não há novas influências mas há mais e mais artistas underground a pavimentar o seu caminho e isso é positivo aos meus olhos.
.

.
Artista Espanhol focado no hard techno industrial. Deephellboy é baseado em ritmos quebrados, sons estranhos, texturas envolventes misturadas a muito barulho, golpes metálicos e chutes fortes. Deephellboy teve o apoio de artistas como Paula Temple, Vii Circle, Wallis, Rebekah, Noneoftheabove, Don Woezik… Ele é também o co-fundador da gravadora espanhola SilentSøuls. Você pode verificar o Soundcloud e Spotify.
.
TUDOBEATS: Deephellboy , e você? O que pode comentar sobre a C0DE?
Deephellboy: A C0DE tem uns ravers insanos com eles. Eu pude ver que eles sentem o espírito real do Hard. A energia e a vibe dos eventos da C0DE são incríveis. Precisamos de mais gente profissional como a C0DE na cena de Hard.
Imagem
TUDOBEATS: Por gentileza, comente sua visão sobre o Techno na cena eletrônica da Europa hoje em dia.
Deephellboy: Em minha opinião a cena techno na Europa tornou-se, em geral, muito comercial. Hoje em dia as pessoas valorizam mais a imagem de um artista do que sua música e assim a essência está se perdendo. Nós que estamos no underground devemos continuar lutando para que ela não se perca totalmente.
Te interessantes? Podes acessar as redes sociais da C0DE para descobrir onde será a próxima experiência.
.
“Escolhemos as músicas e artistas que gostamos, divulgamos os projetos em que acreditamos. “
“A cultura eletrônica e o mundo do entretenimento vistos através de artigos, matérias e entrevistas com artistas, produtores e diversos profissionais chave do Brasil e do Mundo.”
.
TUDOBEATS é uma marca da NZPR.
.
Relações Públicas para a Indústria do Entretenimento
