News

Minimal Com Brasilidade? Xaxim e Duc In Altum Falam Sobre Remix Lançado Para Aruanda

De uma versão suingada afro-brasileira para um minimal cheio de pressão.

.

Duc In Altum | Divulgação

.

Técnica e criatividade andam lado a lado quando o assunto é música. Quem produz transfere suas ideias para as DAWs e nessa ligação racional-digital vão surgindo novos sons. Mas como cada produtor pensa de maneira diferente, as possibilidades de mutação de uma mesma música são praticamente infinitas e é exatamente isso que está sendo visto aos poucos remixes que o XAXIM está recebendo para as faixas de seu EP Praii, lançado pela Sonido Trópico no início deste ano.

.

“Diversidade. É isso que queremos para os remixes das nossas músicas. A ideia não é atingir apenas o universo das pistas porque nós fazemos música para o público em geral. Então a escolha dos remixers se deu principalmente em busca de novas sonoridades que achamos que as músicas do XAXIM poderiam alcançar, sem limites ou regras de mercado, optamos pelo caminho do coração”, explicou Dudu Marote, metade do duo XAXIM ao lado de Fabião Soares.

.

.

O primeiro remix que chegou foi de Doula, entregue por Gerra G e Tiago Sena, numa vibe super gostosa de ouvir, com graves bem macios e o vocal se sobrepondo aos instrumentos, reluzente e tropical. Já o segundo remix tem a assinatura de Eric Frizzo Jonsson e Arjana Vrhovac Jonsson, casal que forma o Duc In Altum, convidados pela proximidade que criaram com o projeto depois de alguns encontros no D-EDGE.

.

“Tivemos a honra de passar algumas horas no estúdio do XAXIM tempos atrás e disso nossa amizade floresceu, recebemos uma aula de produção que jamais vamos esquecer. Sempre achamos a estética e o conceito musical deles muito especial e diferente, então foi incrível remixar Aruanda

disse Arjana, que já conhece Fabião há quase uma década, quando ainda era professora de inglês na escola de suas filhas. Nada é por acaso, né?

.

Para o XAXIM, a minimalização da faixa funcionou muito bem. “Essa é uma característica super interessante porque é uma reestruturação do um arranjo e não uma sonoridade específica. Pra gente foi um grande ponto positivo do Duc e também é uma coisa que estamos trabalhando nas novas produções”. Ouça AQUI no Tudobeats:

.

Sobre o remix, Eric e Arjana acrescentam: “foi um desafio e tanto. Antes da faixa final, fizemos duas outras versões, mas não estávamos felizes com nenhuma delas. Acertamos de verdade na terceira, quando nos permitimos transformar de verdade a música, construindo e desconstruindo Aruanda durante o processo, foi super divertido, nós sempre curtimos a  posição de remixers”. O remix do Duc In Altum foi parar inclusive na playlist House Brasil, que tem curadoria do próprio Spotify.

.

.

.

“Escolhemos as músicas e artistas que gostamos, divulgamos os projetos em que acreditamos. “

“A cultura eletrônica e o mundo do entretenimento vistos através de artigos, matérias e entrevistas com artistas, produtores e diversos profissionais chave do Brasil e do Mundo.”

.

TUDOBEATS é uma marca da NZPR.

.

Relações Públicas para a Indústria do Entretenimento





As mais lidas

To Top